terça-feira, 4 de maio de 2010

Disgrafia

A disgrafia encontra-se normalmente associada à dislexia. O aluno com disgrafia, faz trocas e inversão das letras e consequentemente apresenta dificuldade na escrita. Encontra-se associado a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto. A habilidade de escrita está abaixo do nível esperado para idade cronológica, escolaridade e inteligência, pode estar associada ou não ao transtorno de leitura.

Crianças com esta dificuldade podem apresentar: rigidez na escrita e dificuldade no controlo da mesma; escrita descontrolada, difusa e apresenta desorganização na página e escrita lenta. Estas características não se relacionam apenas com um distúrbio motor, mas também, com a fraca percepção das formas, com a desorientação no espaço e no tempo, com distúrbios de ritmo, envolvendo também, toda a motricidade fina.
Assim, disgrafia não pode ser diagnosticado apenas avaliando uma amostra de caligrafia. O técnico qualificado deve testar directamente o indivíduo. Esta avaliação inclui a escrita de frases livres, pela criança, copiar um texto apropriado à idade, entre outros, onde o técnico avalia não só o produto acabado, mas todo o processo, incluindo a postura, a posição, a pega do lápis, a fadiga, o tremor da mão que escreve, as dispraxias, e outros factores, ou seja, observa toda a motricidade fina da criança.

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