terça-feira, 4 de maio de 2010

Dislexia


A Dislexia caracteriza-se, segundo a Associação Internacional de Dislexia, por uma incapacidade de aprendizagem de origem neurológica, traduzida por dificuldades na correcta ou fluente identificação das palavras e por fracas soletração e habilidade de descodificação, resultando de um défice na componente fonológica da linguagem que normalmente não seria de esperar em comparação com as outras incapacidades cognitivas e a frequência de um instrução escolar regular.

Principais sintomas: dificuldades na linguagem oral; a não associação de símbolos gráficos com as suas componentes auditivas; as dificuldades em seguir orientações e instruções; as dificuldades de memorização auditiva; e problemas de atenção e lateralidade. É importante salientar que a dislexia não implica baixa capacidade intelectual, bem pelo contrário. Esta apenas é diagnosticada a crianças que apresentam uma capacidade intelectual média ou, em muitos casos, superior à média.

Sinais de alerta na infância: atraso na aquisição da linguagem; dificuldades em pronunciar determinados sons e uma linguagem infantil; dificuldades em memorizar e acompanhar canções infantis e rimas onde os sons das palavras se podem dividir em bocados mais pequenos.

Sinais de alerta na idade escolar: lentidão na aprendizagem dos mecanismos de leitura e escrita; erros por dificuldades da descodificação grafema-fonema; dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas; bastantes dificuldades na leitura, a invenção de palavras e saltar linhas ao ler um texto; dificuldades na rima das palavras; escrita com muitos erros ortográficos e deficiente qualidade caligráfica; na leitura silenciosa consegue-se ouvir o que a criança está a ler; acompanha a linha da leitura com o dedo; demora demasiado tempo na realização dos trabalhos de casa; não revela prazer pela leitura e utiliza estratégias para não ler; facilidade de distracção perante qualquer estímulo; os resultados escolares não são condizentes com as suas capacidades intelectuais e tem melhores resultados nas avaliações orais; confunde a direita com a esquerda; revela-se bastante criativo e imaginativo, com bom raciocínio lógico e abstracto podendo revelar capacidades superiores à média noutras áreas.

1 comentário:

  1. Excelente o seu blog, um dos mais completos que vi e no entanto apresenta-se-nos de simples leitura e compreensão dos seus conteúdos. PARABÉNS E OBRIGADA :)!

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