
A Psicomotricidade é o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade, baseando-se numa visão holística do ser humano, encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras. Assume-se como “uma reeducação ou terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o reeducador ou terapeuta estuda e compensa as condutas motoras inadequadas ou inadaptadas, geralmente associadas a problemas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afectivo”.
Os objectivos delineadores mais específicos relacionam-se com: possibilitar a vivência da relação tónico-emocional com o psicomotricista através do corpo e do agir; ampliar a capacidade de comunicação; promover a auto-estima e facilitar a socialização; estimular a percepção corporal; facilitar a aceitação de limites e aumentar a tolerância à frustração.
A Psicomotricidade pode intervir nas seguintes vertentes:
· Técnicas de Relaxação e de Consciencialização Corporal: ao serviço da reelaboração do esquema e imagem corporal, da consciencialização e vivência tónico – emocional, com intencionalidade psicoterapêutica;
· Terapia e Reeducação Gnoso-práxica: organização planificada e interiorizada da acção e da sua representação através de formas diversificadas de expressão;
· Educação Gestual e Postural: reeducação da atitude, equilibração e controlo tónico;
· Actividades Expressivas: criação e transformação ao serviço da afirmação da identidade, da capacidade de comunicação e da exteriorização tónico – emocional das problemáticas, não susceptíveis de mediação primordial pela palavra;
· Actividades Lúdicas: a intervenção psicomotora desenvolve-se no contexto lúdico em dinâmica individual ou grupal.
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